Olá!
Ontem, segunda-feira, 25/03, pela manhã, até por volta das 10h, tivemos nova inatividade do ambiente Moodle Campus, provavelmente motivada por acúmulos de processos de otimização de tabelas da base de dados, ainda como consequência das paradas anteriores, essas mais complicadas e de causas incertas que levaram a CSI-SPO (Coordenadoria de Sistemas de Informação) à necessidade de realizar procedimentos mais robustos e lentos de remontagem das máquinas virtuais que abrigam tanto a base de dados, como o ambiente em si. Dizemos causas incertas, dada a dificuldade que teve a CSI-SPO em identificar se a pane do ambiente estaria relacionada a aspectos de infraestrutura, tal qual ao atraso na instalação de nobreaks e consequente vulnerabilidade dos discos rígidos às frequentes quedas de energia que podem levar à existência de arquivos corrompidos, ou a problemas de configuração da rede do Campus ou ainda a configurações equivocadas das máquinas virtuais ou outros aspectos. Por outro lado, não se identificou qualquer problema especificamente relacionado ao moodle, em si, ou a qualquer procedimento realizado pela CED-SPO.
Embora reconheçamos que a inatividade, instabilidade e lentidão que o ambiente apresentou neste início de ano letivo tenham causado diversos problemas a discentes e servidores, suscitando inclusive dúvidas e inseguranças quanto à confiabilidade do sistema e até mesmo à continuidade de seu uso, vale ponderar que episódios de longa duração como esse foram raros ao longo da história de existência do ambiente e que, dados os backups regularmente realizados pela CED-SPO, não houve perda de dados.
A perspectiva é que estejamos agora com um sistema mais confiável, com a CSI-SPO tendo maior conhecimento e controle do sistema, inclusive com a construção de sua documentação, podendo, assim, prestar um suporte com maior agilidade e eficácia.
Uma vez que as máquinas virtuais passaram por uma remontagem, sem ter por base uma documentação anterior, é natural que ajustes precisem ser feitos, sendo esta a razão de que na semana passada alguns colegas docentes terem percebido e nos avisado do insucesso no envio de arquivos de maior capacidade, da língua inglesa ter se estabelecido como padrão, além de outros problemas, todos resolvidos um a um pela CED-SPO em parceria com a CSI-SPO. Agradecemos muito à colaboração de todos que nos enviaram tais avisos.
Aproveitamos para informar que o plugin de envio de e-mails por dentro do ambiente tem apresentado algumas mensagens de erro, mas com as correspondências chegando normalmente a seus destinatários. Provavelmente se trata de algum bug do próprio plugin a ser resolvido em futura atualização.
At.te,
Canato
Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)
(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala C2 17, Bloco C2, piso inferior, ramal 526)
Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais, o fórum de dúvidas frequentes e o Manual Básico do Moodle para professores.