Jamile Ionafa, Rafaella Barbosa e Vitória Eggon

Jamile Ionafa, Rafaella Barbosa e Vitória Eggon

por Rafaella do Amaral Barbosa -
Número de respostas: 1

Hipóteses e Objetivos: 

Refletindo sobre problemática apresentada por Hooker à Darwin, foram levantadas hipóteses de como a distribuição territorial de uma mesma espécie vegetal ocorreu em diferentes continentes. Aquela elegida pelo grupo destaca, perante o período historiográfico estudado, o deslocamento marítimo por diferentes vias. Por isso, o experimento tem como foco, explorar as possibilidades de transporte pelas quais as sementes passaram, até que estivessem distribuídas em localidades distintas, e analisar a integridade da capacidade germinativa delas após a exposição, sobretudo, à água do mar, uma vez que, por estarem em latitudes próximas, os lugares apontados apresentam semelhanças climáticas igualmente favoráveis ao desenvolvimento da planta, portanto esse fator não se configura como significativo para o estudo. Por outro lado, é importante considerar que (1) não há um local de origem especificado e nem as direções tomadas pela semente a partir de um ponto; e (2) as relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos, assim como a intervenção humana fazem parte do processo de seleção natural.



Descrição do Experimento:  

Analisar a capacidade germinativa de quatro (4) sementes que foram imersas, transportadas e expostas, em diferentes condições, à solução de água e sal em concentração 35g/L, que reproduz a concentração aproximada da água do mar:


1 - semente posicionada dentro de espuma/esponja utilizada em arranjos de flor, para mimetizar o evento de ingestão por animal, um pássaro por exemplo, cujo corpo permaneceu à deriva boiando após a morte e que não excretou a semente, exposição parcial a salmoura;

2 - semente posicionada em cima de folhas de árvore umedecidas que flutuam na solução salina, simulando o comportamento de algas flutuantes capazes de transportar materiais, e até pequenos invertebrados, considerável exposição a salmoura;

3 - semente posicionada dentro de garrafa pet preenchida com ar, para se comportar como um barco, repetindo a ação humana no processo de seleção natural, ao introduzir espécies em diferentes territórios, pouca ou nenhuma exposição a  salmoura;

4 - semente sem meios de transporte, apenas solta no líquido, exposição total a salmoura.


Após o período de 15 dias em líquido, coletar as sementes e envasar separadamente para plantio, com a devida identificação, e observar a atividade de germinação perante acompanhamento e cultivo.


Em resposta à Rafaella do Amaral Barbosa

Re: Jamile Ionafa, Rafaella Barbosa e Vitória Eggon

por JOSE OTAVIO BALDINATO -

Legal, grupo. Vocês têm uma hipótese coerente com a teoria de Darwin e parecem ter encontrado uma proposta experimental adequada e realizável.

Algumas questões:

   -Não entendi a ressalva de que "não há um local de origem especificado e nem as direções toamdas peloa semente a partir de um ponto". O que vocês querem dizer com isso?

   -Quantas sementes diferentes vocês pretendem testar? Não me parece prudente testar uma única espécie vegetal.

   -O teste 3 considera a possibilidade das sementes terem sido levadas em barcos, por ação humana, mas acho que Hooker e Dalton não consideravam essa possibilidade. Não há problema nenhum no grupo testar isso, mas tenho dúvidas se um resultado positivo nesse teste permitiria concluir alguma coisa relevante em termos científicos. O que vocês acham?


Terminada a greve, conservaremos sobre a possível continuidade desta atividade. Mas mesmo antes disso, sugiro que vocês já vão pensando:

1 - Qual é o resultado esperado (ou desejado) do experimento de vocês?

2 - Se esse resultado se confirmar, o que o grupo poderá afirmar a partir dele?