Olá!
Informo que, desde a manhã de domingo, nosso ambiente Moodle Campus (SPO) voltou a funcionar com estabilidade e permitindo boa velocidade de navegação.
O motivo pelo qual ocorreu o problema, iniciado na terça-feira passada, não nos foi possível identificar. Como a CED-SPO não havia realizado nenhuma ação/configuração sobre o sistema, abrimos chamado à DTI-SPO que acabou percebendo a necessidade de remontar a máquina virtual que abriga o moodle, processo naturalmente demorado e já realizado por outras duas vezes ao longo deste ano. Dado a persistência do problema e a suspeita de possível injeção de scripts/código malicioso, passamos a realizar diversas ações sob orientação da DTI-SPO, tais como analisar os logs de erros e realizar uma instalação do moodle nativa (sem plugins) em ambiente de teste.
Nada disso nos dando uma pista de como resolver o problema, fizemos outro teste de instalação, desta vez com todos os plugins a fim de ver, deletando plugin a plugin, se seria algum deles que estivesse apresentando conflito com o sistema. Novamente sem encontrar solução por essa via, pesquisamos a configuração do php (um dos programas que dão suporte ao moodle e que é reinstalado quando da remontagem da máquina virtual) e, finalmente, encontramos ali algumas lacunas em sua configuração que, corrigidas, solucionaram a questão.
Lamentamos o ocorrido e agradecemos a compreensão!
At.te,
Canato
Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)
(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala C2 17, Bloco C2, piso inferior, ramal 526)
Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais, o fórum de dúvidas frequentes e o Manual Básico do Moodle para professores.