Materiais DED e novos plugins instalados no Moodle Câmpus

Materiais DED e novos plugins instalados no Moodle Câmpus

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Bom dia!

Como já anunciado em mensagem anterior desse fórum, a Diretoria de Educação a Distância (DED - Reitoria IFSP) tem produzido ótimos documentos no sentido de orientar práticas e estudos referentes ao uso de metodologias de ensino-aprendizagem on-line. É na continuidade dessa trajetória que aos documentos "Guia orientativo", "trilhas formativas" e "Metodologias de ensino-aprendizagem on-line" se soma agora o "Ofício 9/2020".

Como tanto esse novo documento, como o Guia Orientativo podem ser pensados como compostos de diversos capítulos, fizemos um esforço de adaptá-los a ferramentas do moodle que permitam o acesso direto a cada parte dos documentos. Convidamos, assim, para que naveguem pelos seguintes links da Sala dos Professores:


Outro informe se refere à ultima atualização do ambiente em que diversos plugins foram disponibilizados. Destacamos alguns deles:

    • "Conteúdo interativo H5P" - permite o uso de uma série de novos recursos, como apresentações de slides, accordions, vídeos interativos e muito mais.
    • plugins que dialogam com gamificação, como o bloco Level Up e o de progresso de conclusão do curso
    • novos tipos de questões, como o Code Runner e o Virtual Programming LAB
    • download center -  item interno ao menu de navegação por onde se pode baixar todos os arquivos presentes no espaço virtual.
    • dedicação ao curso - bloco que faz a contagem do tempo em que o usuário esteve presente no espaço virtual
    • Microsoft Teams - item interno ao Editor que permite a inserção de um link para uma webconferência via Microsoft Teams 

Por fim, vale também comunicar que além de novos e atualizados tutoriais sobre o uso do moodle, a Sala dos Professores de nosso ambiente virtual foi recentemente ampliada, passando a contar também com outros assuntos, como tutoriais e dicas sobre algumas ferramentas externas ao moodle e textos sobre direitos autoriais.


Saudações!

Canato


Coordenadoria de Educação a Distância (CED) - IFSP - Câmpus SP

Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, Sala 17 C1, 2763-7526, ced.spo@ifsp.edu.br