Tópico Nome Descrição
Página Aulas Sincrônicas

Num esforço de viabilizar esta nova estratégia de ensino/ aprendizagem vamos reduzir as atividades presenciais coletivas ao mínimo indispensável, contudo, quando necessário, enviaremos convocações para participar aqui.

Como participar

para viabilizar a reunião, e poupar banda de Internet, quando entrar
1) desligue seu microfone
2) desligue sua câmera
3) se quiser fazer um pergunta 
    3.1) se inscreva no chat colocando o nome completo, número, RA e turma
    3.2) quando a palavra for dada
           3.2.1) ligue o microfone 
    3.3) ao final desligue novamente o microfone 

para participar da reunião clique aqui e selecione abrir no browser 
https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjFiNDY3Y2EtZDgxYi00MTFlLWFmNGMtNGQzYTg1ZTc3NmVj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2291808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d%22%2c%22Oid%22%3a%22c6e1190a-5ed9-4642-9a72-e755de546950%22%7d

URL trabalhos em atraso

façam o resumo de todos os trabalhos não entregues na primeira parte do curso na mesma folha, sem imagens ou formatação, copie e cole no local indicado do formulário

stefanelli.eng.br Página páginas do portal prof. Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br - Máquinas de Fluxo e Motores de Combustão Interna

páginas do portal prof. Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br Unidade Curricular Máquinas de Fluxo e Motores de Combustão Interna


automobilística

termodinâmica e mecânica dos fluidos

célula a combustível


Máquina a vapor URL Introdução à mecânica automobilística - https://youtu.be/noQ2XOsRVyc
URL Princípio do funcionamento máquina térmica - https://youtu.be/zUW5q2Lvbkc
URL Introdução ao motor a vapor

errata:
em algum momento no vídeo eu digo que o efeito de giro no interior da chaminé se chama 'tornado', deve ser por influência do cavalo do Zorro, quando deveria ter dito Ciclone

Arquivo diagrama de uma máquina a vapor
Página Proporção 1:1000

proporção 1:1000

vamos admitir que o cubo do meio tem 1 unidade de volume 'VolumeCubo' (unidade de medida do sistema Stefanelli, aceita em vários lugares do mundo, todos eles na casa do Stefanelli) sorriso
o cubinho, da esquerda, tem 0,001 vezes esta unidade de volume, logo seu volume é 1 mVolumeCubo
e o cubo da direita, dê o nome que quiser, tem 1000 vezes o volume do cubo do meio, logo seu volume é 1 kVolumeCubo.

A proporção entre o volume da água no estado líquido e de vapor é maior que a do cubo médio e do grande.

Arquivo funcionamento da válvula e mudança do sentido do giro

Por Envio: Duncharris em Wikipédia em inglês - From http://home.new.rr.com/trumpetb/loco/rodsr.html with permission, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2130982

Arquivo Válvula de alívio
Arquivo sistema de expansão triplo

sistema expansão triplo

Veja a eficiência desse sistema, o vapor que entrou no primeiro cilindro está mais quente que ao sair, a energia térmica foi convertida em mecânica, ele entra no seguindo cilindro com pressão menor que o vaor que está entrando no primeiro, esta diferença de pressão é compensada pelo aumento da área do pistão para que a força seja a mesma. O mesmo para o terceiro cilindro. Além disto, o pistão é de dupla ação, ele converte a energia térmica em mecânica nos dois sentidos, evidentemente, no sentido ascendente a força gerada é um pouco menor que no descendente em virtude da redução de área promovida pela haste da biela. 

Nomenclatura Página Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 1/3


Página Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 2/3


Página Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 3/3


Combustão interna Página Octano Molécula da Gasolina

Página Oxirredução da Molécula da Gasolina

Página Youtube - Motor de combustão interna a quatro tempos - ciclo Otto 1/2


Página Youtube - Motor de combustão interna a quatro tempos - ciclo Otto 2/2


URL Motor de quatro tempos à centelha ou fagulha – Ciclo Otto
Geometria URL Introdução à geometria do motor

URL sistemas de comando de válvulas - introdução

URL flathead

flathead - esta é a geometria precursora do OHV

URL sistemas de comando de válvulas - animação

URL Posição dos cilindros

URL Número de tempos por ciclo

URL Número de tempos por ciclo motores diesel

o motor de dois tempos que descreve o ciclo termodinâmico diesel é de uma elegância e simplicidade de tirar o fôlego:

  1. o ar atmosférico é previamente comprimido num recipiente intermediário
  2. quando, em sua descida, o pistão abre a janela de transferência, a diferença de pressão faz o chamada 'limpeza', expulsando os gases queimados pela válvula que acabou de abrir mecanicamente
  3. na subida do pistão a válvula de exaustão se fecha, quando o pistão fecha a janela de transferência, inicia a compressão isentrópica, elevando a temperatura do ar a centenas de graus centígrados
  4. no PMS o combustível é injetado, este combustível foi especificado para queimar à pressão e temperatura que estão no interior da câmera de combustão que geralmente está na cabeça do pistão, e começa a queima
  5. a energia transformada pela queima impele, à pressão constante, o pistão do PMS ao PMI, neste curso ele abre a janela de transferência
espetacular! 

Os motores que operam neste ciclo têm o dobro da potência dos que operam a quatro tempos e sem perda de combustível. Gol de placa! 

Arquivo Volume do cilindro

Volume deslocado no movimento do pistão no cilindro

Página Cálculo do volume do motor

Cálculo da cilindrada (volume do motor)

A chamada 'cilindrada' é o volume de mistura ar-combustível processada pelo motor a cada ciclo. Intuitivamente, entendemos que, desprezados outros fatores, quanto maior este número maior o trabalho entregue a cada ciclo. Este número é tão importante, quanto ao rendimento, que, geralmente, está associado ao modelo do automóvel, por exemplo, um veículo dito 'popular' é 'alguma coisa' mil ou 1.0, outro modelo é 1.8; 2.0 ... 4.1 ... 4.3 e por aí vai. Este número é o número de litros de mistura ar-combustível processado a cada ciclo. 

O cálculo da cilindrada do motor é obtido em função do diâmetro (D) do pistão; curso do pistão (C) e do número de cilindros (n). 

«math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mi»S«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»§#960;«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msup»«mi»D«/mi»«mn»2«/mn»«/msup»«mn»4«/mn»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»C«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»n«/mi»«/math»

É bem intuitivo entender o porquê, o trabalho que o motor realiza é a area da curva plotada no diagrama PV. Aumentando-se o V aumenta-se a area. 
Página Taxa de compressão

Taxa de compressão

Taxa de compressão (rv) é a razão entre o volume total do cilindro (V1), que é a soma da cilindrada unitária (Vu) com o volume da câmara de combustão (V2) sobre  o volume da câmara de combustão (V2). 

«math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«msub»«mi»r«/mi»«mi»v«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mi»u«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#160;«/mo»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msub»«mi»V«/mi»«mn»1«/mn»«/msub»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«/math»

É o quanto a mistura ar-combustível será comprimida antes da ignição. A taxa de compressão varia em função do combustível, 
  • gasolina: dependendo da octanagem, entre 8:1 e 10,5:1 
  • etanol: entre 11,5:1 e 14,5:1
  • combustível diesel: entre 15:1 a até 18:1
  • ciclo diesel: entre 20:1 e 25:1 e até maior

Página Relação diâmetro do pistão x curso do pistão

Relação diâmetro do pistão x curso do pistão

Imagine um quadrilátero com sua base igual ao diâmetro do pistão e sua altura igual ao curso do pistão. 
quadriláteros de base menor, igual e amaior que a altura
então, a diferença que as possibilidades da medida do diâmetro ser menor, igual pu maior que a medida do curso do pistão produzem grandes modificações no comportamento do motor, de fato, vamos admitir que os três 'cilindros' acima têm o mesmo volume, neste caso:

  • o 'cilindro' da esquerda compõe um motor classificado como subquadrado, a o diâmetro é menor que o curso do pistão. 
    Motores subquadrados têm mais torque, funcionamento suave e melhor aproveitamento da energia do combustível. Esta classe de motores é costumeiramente usada em veículos de carga e veículos de bom desempenho em baias rotações; 
  • o 'cilindro' da direita compõe um motor classificado como superquadrado, a o diâmetro é maior que o curso do pistão.
    Motores superquadrados são mais potentes, mais baixos, têm virabrequim mais leve e mais espaço para válvulas no cabeçote, esta configuração também permite que ele opere em maiores rotações, com menor desgaste dos componentes. Ele aproveita somente o impacto inicial da combustão e joga grande quantidade de energia térmica no meio-ambiente, tende a ser um 'chafariz' de combustível. Esta classe de motor equipa os supercarros;
  • o 'cilindro' do centro compõe um motor classificado como quadrado, o diâmetro é igual que o curso do pistão. Motores quadrados buscam o que tem de melhor nas outras topologias.

Alimentação URL Introdução aos princípios de funcionamento de um carburador elementar

Página Carburador elementar - princípio de Bernoulli e Venture

Carburador Elementar - princípio de funcionamento

URL Funcionamento do carburador – animação interativa
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de marcha lenta

URL Carburador – sistema auxiliar de marcha lenta
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de progressão


URL Carburador – sistema auxiliar de progressão
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de faixa econômica

URL Carburador – sistema auxiliar de faixa econômica
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de máxima potência

URL Carburador – sistema auxiliar de máxima potência
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de aceleração rápida


URL Carburador – sistema auxiliar de aceleração rápida
URL Youtube carburador – sistema auxiliar de partida a frio (afogador)

URL Carburador – sistema auxiliar de partida a frio (afogador)
URL Carburador – Cuba

URL Sistemas de Alimentação

    • sistema de ar
    • sistema de combustível
    • sistema de gerenciamento

URL Tipos de injeção de combustível

URL bico injetor de um cilindro

bico injetor de um Top Fuel, faz até redemoinho no tanque

Página Sonda Lambda

Esqueci de mencionar no vídeo, mas
graças à sonda lambda é possível usar combustíveis diferentes nos motores flex, o sistema não sabe qual combustível, ou se estão misturados (que não é recomendável) está no tanque, mas ajusta a quantidade que é lançada no fluxo de ar para a estequiometria. 

URL Marcador de quantidade de combustível

URL Bateria - Sistema Elétrico

URL Alternador - Sistema Elétrico

URL Motor de Partida - Sistema Elétrico

URL Motor de Partida - Sistema Elétrico (animação)

URL Distribuidor Nomenclatura - Sistema Elétrico

URL Sistemas de Distribuição Dinâmicos

URL Sistema de Adiantamento da Centelha e de Distribuição

Transmissão URL Introdução aos sistemas de transmissão

URL Embreagem Princípio de funcionamento

URL Embreagem Componentes

URL Embreagem Funcionamento

URL Embreagem Disco

URL Engrenagem - Perímetro

URL Engrenagem - Diâmetro Primitivo

URL Engrenagem - funcionamento básico

URL Funcionamento do Câmbio

Diferencial URL Eixo Cardan - introdução

URL Eixo Cardan - junta universal - cruzeta

URL Eixo Cardan - rotação

URL Eixo Cardan - translação

URL Diferencial - introdução

URL Diferencial - funcionamento

URL Diferencial - moderna tecnologia

este sistema funciona com embreagens multidiscos, acionadas por servo-motores, que direcionam a força para a roda que está tracionando; controlado por computador.  

Frenagem URL Introdução ao sistema de frenagem

URL freio motor de veículos pesados

o ar é comprimido no cilindro e no coletor de escape, ação; a pressão multiplicada por unidade de área é uma força, reação, que atua em oposição ao giro do motor e à inércia do veículo e converte sua energia mecânica em energia térmica e a dissipar no meio.

URL freio auxiliar hidráulico de veículos pesados


há atrito entre as moléculas do óleo; este atrito converte energia cinética das partículas em energia térmica; esta energia térmica é a energia mecânica do caminhão sendo convertida para ser dissipada na atmosfera.

URL Princípio de Pascal

URL Princípio de Pascal - aumento da força

URL Princípio de Pascal - cilindro mestre escravo

URL Pedal do Freio

Arquivo Sistema de Freio

Sistema de Freio

Arquivo Sistema de Freio a Tambor

Sistema de Freio a Tambor

URL Sistema de Freio a Tambor

URL Sistema de Freio a Tambor (ajuste automático)

Arquivo Sistema de Freio a Disco

Sistema de Freio a Tambor

URL Sistema de Freio a Disco

URL cilindro mestre

URL cilindro mestre com vazamento

URL servofreio

URL freio de estacionamento

URL área de escape

entende agora o porquê é proibido estacionar ou parar nestas imediações? 

Arquivo Pneumáticos

Sistema de Freio a Tambor

URL pneumáticos

Quando falei do comportamento do pneu em pista molhada deixei de falar de um cuidado de segurança.

Nos primeiros minutos de uma chuva intensa, ou em praticamente todo o tempo de uma chuva leve, a água que cai na pista entra nas orifícios do piso e expulsa o óleo, pó etc. que estavam fora do alcance do pneu, os expulsando e fazendo que flutuem sobre a camada de água que se forma sobre a pista.

Até que a intensidade da chuva 'lave' esta camada, a pista fica incrivelmente escorregadia. É prudente (eufemismo de inteligente) diminuir a velocidade do veículo para a metade que se desenvolvia na pista seca. 

Depois que o piso foi lavado, e prestando atenção em com 'cores' sobre a água, é seguro aumentar a velocidade, mas nunca na mesma marca que se desenvolvia com a pista seca, fazendo os movimentos do volante e frenagem progressivos. 

URL propagação da onda durante rolagem

(Clique para ver o vídeo) onda que se propaga pela banda por conta do amassamento do pneu durante a rolagem 

durante minha fala, omito que os pneus têm velocidade máxima de rolagem, imagine que um pneu é abandonado, de certa altura, com seu diâmetro perpendicular ao solo, haverá um amassamento e o posterior desamassamento, em função da elasticidade dele. isso vai gerar duas ondas que correrão o perímetro do pneu, em ambos os sentidos, e se neutralizarão no topo dele. 

No rolar o pneu sofre o mesmo fenômeno, ocorre que um dos lados está sendo puxado para baixo da rolagem e o outro empurrado, este fenômeno faz com que as ondas se encontrem mais á frente, no sentido do giro. Quanto mais rápido o giro mais a onda se aproxima da zona de contato com o solo formando a tendência do ponto de contato ultrapassar esta onda. Neste momento o pneu desintegra. 

Mais um motivo para não alterar as especificações de fábrica de um automóvel. 

URL propagação da onda durante rolagem

Dá para acreditar? 

URL variação de diâmetro e da tala do pneu de um Dragster

(Clique para ver o vídeo) Um aspecto quanto ao pneu como agente da transmissão 

veja neste vídeo, o pneu de um 'Dragster', 'Top fuel', é engendrado para ter a maior tala, largura, no arranque, momento que a aderência é crítica, e vai afinando e aumentando no diâmetro, por ação da força centrífuga, para aumentar a velocidade, por conta do aumento do perímetro e do avanço a cada giro. Ver pra crer.  

URL pneumáticos (como se faz)


como se faz pneus,
com direito a narração cheia de palavras pomposas e musica de fabricação de peneus sorriso

Suspensão URL Introdução ao sistema de suspensão

Ah, sim, esqueci de dizer, o exemplo do papel molhado, colisão inelástica, é mais amortecedor que mola. 

URL Sistema suspensão dependente

URL Sistema suspensão independente

URL suspensão é tudo igual?

vejam a diferença entre suspenção de eixo rígido e suspensão independente no rodar

URL Sistema massa mola amortecedor

URL Barra de torção

Arquivo Feixe de Molas

Feixe de Molas

URL amortecedor - Animação

Filtragem URL Introdução ao sistema de filtragem do motor

Introdução ao sistema de filtragem do motor

URL Introdução ao sistema de filtragem do óleo do motor

Introdução ao sistema de filtragem do óleo do motor

URL Sistema de filtragem do lubrificante do motor

Sistema de filtragem do lubrificante do motor

URL Sistema de filtragem do lubrificante - filtro

Sistema de filtragem do lubrificante - filtro

Página sistema de filtragem do óleo do motor
Esquema do sistema de filtragem do óleo do motor



filtro de óleo do motor


URL Sistema de filtragem do combustível do motor

lá pelas tantas eu falei, e repeti, que temos que montar o filtro de gasolina/ álcool posicionando a seta na direção do caudal quando deveria ter dito no sentido do caudal.

Página sistema de filtragem do combustível
Filtro de Gasolina ou álcool



elemento filtrante 



Filtro de combustível diesel



Filtro de combustível diesel em corte



Filtro de combustível diesel - bomba



URL Sistema de filtragem do ar do motor
Página sistema de filtragem do ar
elemento filtrante



filtro veículo off-road 





tufão


expurgo



Arrefecimento URL Funcionamento da Tampa do Radiador e Termostato

vídeo da movimento de abrir e fechar associados à mudança de temperatura

Página Sistema de Arrefecimento do Motor de Combustão Interna
Arrefecimento do Motor

Introdução


Bomba d'água

Tampa do Radiador

Mecanismo de funcionamento da tampa do radiador e do termostato em função da variação da temperatura
https://www.facebook.com/reel/717713396089135?mibextid=9drbnH&s=yWDuG2&fs=e

Termostato

Interruptor 

Interruptor de dupla velocidade


Diesel URL Youtube - Motor de quatro tempos à injeção de combustível – Ciclo Diesel

Youtube 

URL Motor de quatro tempos à injeção de combustível – Ciclo Diesel
URL Motor de quatro tempos à injeção de combustível diesel
Página Introdução ao motor de quatro tempos à injeção de combustível diesel

Introdução

7min 10s
Errata: a 1min 41s eu digo que alguns navios têm 12 motores, ouça eu dizendo que eles têm 1 motor de 12 cilindros independentes. 

Discussão

2min 05s

Motor de quatro tempos à injeção de combustível diesel - https://www.stefanelli.eng.br/motor-quatro-tempos-combustivel-diesel/

Como era quando o motor do caminhão descrevia o ciclo Diesel?
https://www.youtube.com/embed/cVMVkntIVDk
a mudança de velocidade era feita pela reação das engrenagens do câmbio


URL Comparação do ciclo diesel com otto no motor de quatro tempos
Turbocompressor Página Turbocompressor

Ok! vocês venceram... 

Turbocompressor!

Esta é a primeira aventura do Stefanelli com vídeos no Youtube. Deve estar cheio de erros, por exemplo, num deles, num ato falho, eu falo que o volume e a pressão aumentam :,( . Não tenho tempo para os refazer. Agradeceria a colaboração de vocês informando estes erros conceituais para eu os corrigir editando os vídeos, Ok!

planeje-se, assistir todos os vídeos demandará mais de uma hora 

Turbocompressor 1º segmento  https://youtu.be/zUW5q2Lvbkc

Turbocompressor 2º segmento  https://youtu.be/dGqGeGjP4aA

Turbocompressor 3º segmento    
errata: aos sete segundos eu anuncio que vai variar o volume quando eu deveria ter dito que aumentaria a pressão a volume constante 

Turbocompressor 4º segmento  https://youtu.be/Yda-enRZS1w

Turbocompressor 5º segmento  https://youtu.be/_kyGXZfoTxg
errata: aos 1min 30s eu digo que a centelha do combustível quando deveria ter falado a centelha criada pela vela ioniza as moléculas adjacentes 

Turbocompressor 6º segmento  https://youtu.be/6QlLLGmqbU0

Turbocompressor 7º segmento  

Turbocompressor 8º segmento  https://youtu.be/NLJPMe3QSpM

Turbocompressor 9º segmento  https://youtu.be/vyUvxwpcm1o
errata: aos 3 min eu falo que "o trabalho é o mesmo" mas deveria ter deixado claro que é a soma dos n trabalhos realizados no período

Turbocompressor 10º segmento https://youtu.be/MYTqN6VGQSE

Turbocompressor 11º segmento https://youtu.be/3DU9fzjF3rE

Turbocompressor 12º segmento https://youtu.be/Q45eWEebp_8

Turbocompressor 13º segmento https://youtu.be/OjtBuRgnfzg

Turbocompressor 14º segmento https://youtu.be/fVp2Vc32zNk

Turbocompressor 15º segmento https://youtu.be/KzM_Bha0KrA

Turbocompressor 16º segmento https://youtu.be/yC6z5hN-RTw

Turbocompressor 17º segmento https://youtu.be/G3DzgMWlQwE

Turbocompressor 18º segmento https://youtu.be/nObluUJ4E3s

Turbocompressor 19º segmento https://youtu.be/gkhIGLP86_U

Turbocompressor 20º segmento https://youtu.be/T17r6KQTXuw


Página Intercooler

introdução ao Intercooler

Intercooler

Página Caramujo Top Fuel

Caramujo Turbinado de Arrancada
Caramujo Turbinado - Teste

URL top fuel

Estes super carros vão do IFSP ao Metrô Armênia em menos de quatre segundos.