20231.3.SPO71.1M.INT.06240 (LM1-3)
Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Num esforço de viabilizar esta nova estratégia de ensino/ aprendizagem vamos reduzir as atividades presenciais coletivas ao mínimo indispensável, contudo, quando necessário, enviaremos convocações para participar aqui. Como participarpara viabilizar a reunião, e poupar banda de Internet, quando entrar1) desligue seu microfone2) desligue sua câmera 3) se quiser fazer um pergunta 3.1) se inscreva no chat colocando o nome completo, número, RA e turma 3.2) quando a palavra for dada 3.2.1) ligue o microfone 3.3) ao final desligue novamente o microfone para participar da reunião clique aqui e selecione abrir no browser https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjFiNDY3Y2EtZDgxYi00MTFlLWFmNGMtNGQzYTg1ZTc3NmVj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2291808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d%22%2c%22Oid%22%3a%22c6e1190a-5ed9-4642-9a72-e755de546950%22%7d |
||
façam o resumo de todos os trabalhos não entregues na primeira parte do curso na mesma folha, sem imagens ou formatação, copie e cole no local indicado do formulário |
||
stefanelli.eng.br | páginas do portal prof. Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br Unidade Curricular Máquinas de Fluxo e Motores de Combustão Interna automobilística
termodinâmica e mecânica dos fluidoscélula a combustível |
|
Máquina a vapor | ||
errata: |
||
vamos admitir que o cubo do meio tem 1 unidade de volume 'VolumeCubo' (unidade de medida do sistema Stefanelli, aceita em vários lugares do mundo, todos eles na casa do Stefanelli) A proporção entre o volume da água no estado líquido e de vapor é maior que a do cubo médio e do grande. |
||
Por Envio: Duncharris em Wikipédia em inglês - From http://home.new.rr.com/trumpetb/loco/rodsr.html with permission, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2130982 |
||
Veja a eficiência desse sistema, o vapor que entrou no primeiro cilindro está mais quente que ao sair, a energia térmica foi convertida em mecânica, ele entra no seguindo cilindro com pressão menor que o vaor que está entrando no primeiro, esta diferença de pressão é compensada pelo aumento da área do pistão para que a força seja a mesma. O mesmo para o terceiro cilindro. Além disto, o pistão é de dupla ação, ele converte a energia térmica em mecânica nos dois sentidos, evidentemente, no sentido ascendente a força gerada é um pouco menor que no descendente em virtude da redução de área promovida pela haste da biela. |
||
Nomenclatura |
|
|
|
||
|
||
Combustão interna |
|
|
|
||
|
||
|
||
Geometria |
|
|
|
||
flathead - esta é a geometria precursora do OHV |
||
|
||
|
||
|
||
o motor de dois tempos que descreve o ciclo termodinâmico diesel é de uma elegância e simplicidade de tirar o fôlego:
Os motores que operam neste ciclo têm o dobro da potência dos que operam a quatro tempos e sem perda de combustível. Gol de placa! |
||
Cálculo da cilindrada (volume do motor)A chamada 'cilindrada' é o volume de mistura ar-combustível processada pelo motor a cada ciclo. Intuitivamente, entendemos que, desprezados outros fatores, quanto maior este número maior o trabalho entregue a cada ciclo. Este número é tão importante, quanto ao rendimento, que, geralmente, está associado ao modelo do automóvel, por exemplo, um veículo dito 'popular' é 'alguma coisa' mil ou 1.0, outro modelo é 1.8; 2.0 ... 4.1 ... 4.3 e por aí vai. Este número é o número de litros de mistura ar-combustível processado a cada ciclo. O cálculo da cilindrada do motor é obtido em função do diâmetro (D) do pistão; curso do pistão (C) e do número de cilindros (n). «math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mi»S«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»§#960;«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msup»«mi»D«/mi»«mn»2«/mn»«/msup»«mn»4«/mn»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»C«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»n«/mi»«/math» |
||
Taxa de compressãoTaxa de compressão (rv) é a razão entre o volume total do cilindro (V1), que é a soma da cilindrada unitária (Vu) com o volume da câmara de combustão (V2) sobre o volume da câmara de combustão (V2). «math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«msub»«mi»r«/mi»«mi»v«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mi»u«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#160;«/mo»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msub»«mi»V«/mi»«mn»1«/mn»«/msub»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«/math»
|
||
Relação diâmetro do pistão x curso do pistãoImagine um quadrilátero com sua base igual ao diâmetro do pistão e sua altura igual ao curso do pistão.![]() então, a diferença que as possibilidades da medida do diâmetro ser menor, igual pu maior que a medida do curso do pistão produzem grandes modificações no comportamento do motor, de fato, vamos admitir que os três 'cilindros' acima têm o mesmo volume, neste caso:
|
||
Alimentação |
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
bico injetor de um Top Fuel, faz até redemoinho no tanque |
||
Esqueci de mencionar no vídeo, mas |
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
Transmissão |
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
Diferencial |
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
este sistema funciona com embreagens multidiscos, acionadas por servo-motores, que direcionam a força para a roda que está tracionando; controlado por computador. |
||
Frenagem |
|
|
o ar é comprimido no cilindro e no coletor de escape, ação; a pressão multiplicada por unidade de área é uma força, reação, que atua em oposição ao giro do motor e à inércia do veículo e converte sua energia mecânica em energia térmica e a dissipar no meio. |
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
entende agora o porquê é proibido estacionar ou parar nestas imediações? |
||
Quando falei do comportamento do pneu em pista molhada deixei de falar de um cuidado de segurança. Nos primeiros minutos de uma chuva intensa, ou em praticamente todo o tempo de uma chuva leve, a água que cai na pista entra nas orifícios do piso e expulsa o óleo, pó etc. que estavam fora do alcance do pneu, os expulsando e fazendo que flutuem sobre a camada de água que se forma sobre a pista. Até que a intensidade da chuva 'lave' esta camada, a pista fica incrivelmente escorregadia. É prudente (eufemismo de inteligente) diminuir a velocidade do veículo para a metade que se desenvolvia na pista seca. Depois que o piso foi lavado, e prestando atenção em com 'cores' sobre a água, é seguro aumentar a velocidade, mas nunca na mesma marca que se desenvolvia com a pista seca, fazendo os movimentos do volante e frenagem progressivos. |
||
(Clique para ver o vídeo) onda que se propaga pela banda por conta do amassamento do pneu durante a rolagem durante minha fala, omito que os pneus têm velocidade máxima de rolagem, imagine que um pneu é abandonado, de certa altura, com seu diâmetro perpendicular ao solo, haverá um amassamento e o posterior desamassamento, em função da elasticidade dele. isso vai gerar duas ondas que correrão o perímetro do pneu, em ambos os sentidos, e se neutralizarão no topo dele. No rolar o pneu sofre o mesmo fenômeno, ocorre que um dos lados está sendo puxado para baixo da rolagem e o outro empurrado, este fenômeno faz com que as ondas se encontrem mais á frente, no sentido do giro. Quanto mais rápido o giro mais a onda se aproxima da zona de contato com o solo formando a tendência do ponto de contato ultrapassar esta onda. Neste momento o pneu desintegra. Mais um motivo para não alterar as especificações de fábrica de um automóvel. |
||
Dá para acreditar? |
||
(Clique para ver o vídeo) Um aspecto quanto ao pneu como agente da transmissão veja neste vídeo, o pneu de um 'Dragster', 'Top fuel', é engendrado para ter a maior tala, largura, no arranque, momento que a aderência é crítica, e vai afinando e aumentando no diâmetro, por ação da força centrífuga, para aumentar a velocidade, por conta do aumento do perímetro e do avanço a cada giro. Ver pra crer. |
||
|
||
Suspensão |
Ah, sim, esqueci de dizer, o exemplo do papel molhado, colisão inelástica, é mais amortecedor que mola. |
|
|
||
|
||
vejam a diferença entre suspenção de eixo rígido e suspensão independente no rodar |
||
|
||
|
||
|
||
Filtragem | Introdução ao sistema de filtragem do motor |
|
Introdução ao sistema de filtragem do óleo do motor |
||
Sistema de filtragem do lubrificante do motor |
||
Sistema de filtragem do lubrificante - filtro |
||
Esquema do sistema de filtragem do óleo do motor filtro de óleo do motor |
||
lá pelas tantas eu falei, e repeti, que temos que montar o filtro de gasolina/ álcool posicionando a seta na direção do caudal quando deveria ter dito no sentido do caudal. |
||
Filtro de Gasolina ou álcool elemento filtrante Filtro de combustível diesel Filtro de combustível diesel em corte Filtro de combustível diesel - bomba |
||
elemento filtrante filtro veículo off-road tufão expurgo |
||
Arrefecimento | vídeo da movimento de abrir e fechar associados à mudança de temperatura |
|
Arrefecimento do Motor Introdução
Bomba d'água Tampa do Radiador Mecanismo de funcionamento da tampa do radiador e do termostato em função da variação da temperatura Termostato Interruptor Interruptor de dupla velocidade |
||
Diesel | Youtube |
|
Introdução Discussão Como era quando o motor do caminhão descrevia o ciclo Diesel? |
||
Turbocompressor | Ok! vocês venceram... Turbocompressor! Esta é a primeira aventura do Stefanelli com vídeos no Youtube. Deve estar cheio de erros, por exemplo, num deles, num ato falho, eu falo que o volume e a pressão aumentam :,( . Não tenho tempo para os refazer. Agradeceria a colaboração de vocês informando estes erros conceituais para eu os corrigir editando os vídeos, Ok! planeje-se, assistir todos os vídeos demandará mais de uma hora Turbocompressor 1º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 2º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 3º segmento
errata: aos sete segundos eu anuncio que vai variar o volume quando eu deveria ter dito que aumentaria a pressão a volume constante Turbocompressor 4º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 5º segmento https://youtu.be/_ errata: aos 1min 30s eu digo que a centelha do combustível quando deveria ter falado a centelha criada pela vela ioniza as moléculas adjacentes Turbocompressor 6º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 7º segmento
Turbocompressor 8º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 9º segmento https://youtu.be/ errata: aos 3 min eu falo que "o trabalho é o mesmo" mas deveria ter deixado claro que é a soma dos n trabalhos realizados no período Turbocompressor 10º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 11º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 12º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 13º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 14º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 15º segmento https://youtu.be/KzM_ Turbocompressor 16º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 17º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 18º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 19º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 20º segmento https://youtu.be/ |
|
introdução ao Intercooler
Intercooler |
||
Caramujo Turbinado de Arrancada |
||
Estes super carros vão do IFSP ao Metrô Armênia em menos de quatre segundos. |