20231.3.SPO71.1M.INT.06240 (LM1-3)
Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Aulas Sincrônicas | Num esforço de viabilizar esta nova estratégia de ensino/ aprendizagem vamos reduzir as atividades presenciais coletivas ao mínimo indispensável, contudo, quando necessário, enviaremos convocações para participar aqui. Como participarpara viabilizar a reunião, e poupar banda de Internet, quando entrar1) desligue seu microfone2) desligue sua câmera 3) se quiser fazer um pergunta 3.1) se inscreva no chat colocando o nome completo, número, RA e turma 3.2) quando a palavra for dada 3.2.1) ligue o microfone 3.3) ao final desligue novamente o microfone para participar da reunião clique aqui e selecione abrir no browser https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjFiNDY3Y2EtZDgxYi00MTFlLWFmNGMtNGQzYTg1ZTc3NmVj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2291808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d%22%2c%22Oid%22%3a%22c6e1190a-5ed9-4642-9a72-e755de546950%22%7d |
|
trabalhos em atraso | façam o resumo de todos os trabalhos não entregues na primeira parte do curso na mesma folha, sem imagens ou formatação, copie e cole no local indicado do formulário |
|
stefanelli.eng.br | páginas do portal prof. Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br - Máquinas de Fluxo e Motores de Combustão Interna | páginas do portal prof. Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br Unidade Curricular Máquinas de Fluxo e Motores de Combustão Interna automobilística
termodinâmica e mecânica dos fluidoscélula a combustível |
Máquina a vapor | Introdução à mecânica automobilística - https://youtu.be/noQ2XOsRVyc | |
Princípio do funcionamento máquina térmica - https://youtu.be/zUW5q2Lvbkc | ||
Introdução ao motor a vapor |
errata: |
|
diagrama de uma máquina a vapor | ||
Proporção 1:1000 | vamos admitir que o cubo do meio tem 1 unidade de volume 'VolumeCubo' (unidade de medida do sistema Stefanelli, aceita em vários lugares do mundo, todos eles na casa do Stefanelli) A proporção entre o volume da água no estado líquido e de vapor é maior que a do cubo médio e do grande. |
|
funcionamento da válvula e mudança do sentido do giro | Por Envio: Duncharris em Wikipédia em inglês - From http://home.new.rr.com/trumpetb/loco/rodsr.html with permission, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2130982 |
|
Válvula de alívio | ||
sistema de expansão triplo | Veja a eficiência desse sistema, o vapor que entrou no primeiro cilindro está mais quente que ao sair, a energia térmica foi convertida em mecânica, ele entra no seguindo cilindro com pressão menor que o vaor que está entrando no primeiro, esta diferença de pressão é compensada pelo aumento da área do pistão para que a força seja a mesma. O mesmo para o terceiro cilindro. Além disto, o pistão é de dupla ação, ele converte a energia térmica em mecânica nos dois sentidos, evidentemente, no sentido ascendente a força gerada é um pouco menor que no descendente em virtude da redução de área promovida pela haste da biela. |
|
Nomenclatura | Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 1/3 |
|
Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 2/3 |
|
|
Nomenclatura dos componentes do motor automobilística 3/3 |
|
|
Combustão interna | Octano Molécula da Gasolina |
|
Oxirredução da Molécula da Gasolina |
|
|
Youtube - Motor de combustão interna a quatro tempos - ciclo Otto 1/2 |
|
|
Youtube - Motor de combustão interna a quatro tempos - ciclo Otto 2/2 |
|
|
Motor de quatro tempos à centelha ou fagulha – Ciclo Otto | ||
Geometria | Introdução à geometria do motor |
|
sistemas de comando de válvulas - introdução |
|
|
flathead |
flathead - esta é a geometria precursora do OHV |
|
sistemas de comando de válvulas - animação |
|
|
Posição dos cilindros |
|
|
Número de tempos por ciclo |
|
|
Número de tempos por ciclo motores diesel |
o motor de dois tempos que descreve o ciclo termodinâmico diesel é de uma elegância e simplicidade de tirar o fôlego:
Os motores que operam neste ciclo têm o dobro da potência dos que operam a quatro tempos e sem perda de combustível. Gol de placa! |
|
Volume do cilindro | ||
Cálculo do volume do motor | Cálculo da cilindrada (volume do motor)A chamada 'cilindrada' é o volume de mistura ar-combustível processada pelo motor a cada ciclo. Intuitivamente, entendemos que, desprezados outros fatores, quanto maior este número maior o trabalho entregue a cada ciclo. Este número é tão importante, quanto ao rendimento, que, geralmente, está associado ao modelo do automóvel, por exemplo, um veículo dito 'popular' é 'alguma coisa' mil ou 1.0, outro modelo é 1.8; 2.0 ... 4.1 ... 4.3 e por aí vai. Este número é o número de litros de mistura ar-combustível processado a cada ciclo. O cálculo da cilindrada do motor é obtido em função do diâmetro (D) do pistão; curso do pistão (C) e do número de cilindros (n). «math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mi»S«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»§#960;«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msup»«mi»D«/mi»«mn»2«/mn»«/msup»«mn»4«/mn»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»C«/mi»«mo»§#160;«/mo»«mo»§#215;«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mi»n«/mi»«/math» |
|
Taxa de compressão | Taxa de compressãoTaxa de compressão (rv) é a razão entre o volume total do cilindro (V1), que é a soma da cilindrada unitária (Vu) com o volume da câmara de combustão (V2) sobre o volume da câmara de combustão (V2). «math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«msub»«mi»r«/mi»«mi»v«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mi»u«/mi»«/msub»«mo»§#160;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#160;«/mo»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mrow»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«mo»§#160;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#160;«/mo»«mfrac»«msub»«mi»V«/mi»«mn»1«/mn»«/msub»«msub»«mi»V«/mi»«mn»2«/mn»«/msub»«/mfrac»«/math»
|
|
Relação diâmetro do pistão x curso do pistão | Relação diâmetro do pistão x curso do pistãoImagine um quadrilátero com sua base igual ao diâmetro do pistão e sua altura igual ao curso do pistão.então, a diferença que as possibilidades da medida do diâmetro ser menor, igual pu maior que a medida do curso do pistão produzem grandes modificações no comportamento do motor, de fato, vamos admitir que os três 'cilindros' acima têm o mesmo volume, neste caso:
|
|
Alimentação | Introdução aos princípios de funcionamento de um carburador elementar |
|
Carburador elementar - princípio de Bernoulli e Venture | ||
Funcionamento do carburador – animação interativa | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de marcha lenta |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de marcha lenta | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de progressão |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de progressão | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de faixa econômica |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de faixa econômica | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de máxima potência |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de máxima potência | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de aceleração rápida |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de aceleração rápida | ||
Youtube carburador – sistema auxiliar de partida a frio (afogador) |
|
|
Carburador – sistema auxiliar de partida a frio (afogador) | ||
Carburador – Cuba |
|
|
Sistemas de Alimentação |
|
|
Tipos de injeção de combustível |
|
|
bico injetor de um cilindro | bico injetor de um Top Fuel, faz até redemoinho no tanque |
|
Sonda Lambda | Esqueci de mencionar no vídeo, mas |
|
Marcador de quantidade de combustível |
|
|
Bateria - Sistema Elétrico |
|
|
Alternador - Sistema Elétrico |
|
|
Motor de Partida - Sistema Elétrico |
|
|
Motor de Partida - Sistema Elétrico (animação) |
|
|
Distribuidor Nomenclatura - Sistema Elétrico |
|
|
Sistemas de Distribuição Dinâmicos |
|
|
Sistema de Adiantamento da Centelha e de Distribuição |
|
|
Transmissão | Introdução aos sistemas de transmissão |
|
Embreagem Princípio de funcionamento |
|
|
Embreagem Componentes |
|
|
Embreagem Funcionamento |
|
|
Embreagem Disco |
|
|
Engrenagem - Perímetro |
|
|
Engrenagem - Diâmetro Primitivo |
|
|
Engrenagem - funcionamento básico |
|
|
Funcionamento do Câmbio |
|
|
Diferencial | Eixo Cardan - introdução |
|
Eixo Cardan - junta universal - cruzeta |
|
|
Eixo Cardan - rotação |
|
|
Eixo Cardan - translação |
|
|
Diferencial - introdução |
|
|
Diferencial - funcionamento |
|
|
Diferencial - moderna tecnologia | este sistema funciona com embreagens multidiscos, acionadas por servo-motores, que direcionam a força para a roda que está tracionando; controlado por computador. |
|
Frenagem | Introdução ao sistema de frenagem |
|
freio motor de veículos pesados |
o ar é comprimido no cilindro e no coletor de escape, ação; a pressão multiplicada por unidade de área é uma força, reação, que atua em oposição ao giro do motor e à inércia do veículo e converte sua energia mecânica em energia térmica e a dissipar no meio. |
|
freio auxiliar hidráulico de veículos pesados |
|
|
Princípio de Pascal |
|
|
Princípio de Pascal - aumento da força |
|
|
Princípio de Pascal - cilindro mestre escravo |
|
|
Pedal do Freio |
|
|
Sistema de Freio | ||
Sistema de Freio a Tambor | ||
Sistema de Freio a Tambor |
|
|
Sistema de Freio a Tambor (ajuste automático) |
|
|
Sistema de Freio a Disco | ||
Sistema de Freio a Disco |
|
|
cilindro mestre |
|
|
cilindro mestre com vazamento |
|
|
servofreio |
|
|
freio de estacionamento |
|
|
área de escape | entende agora o porquê é proibido estacionar ou parar nestas imediações? |
|
Pneumáticos | ||
pneumáticos |
Quando falei do comportamento do pneu em pista molhada deixei de falar de um cuidado de segurança. Nos primeiros minutos de uma chuva intensa, ou em praticamente todo o tempo de uma chuva leve, a água que cai na pista entra nas orifícios do piso e expulsa o óleo, pó etc. que estavam fora do alcance do pneu, os expulsando e fazendo que flutuem sobre a camada de água que se forma sobre a pista. Até que a intensidade da chuva 'lave' esta camada, a pista fica incrivelmente escorregadia. É prudente (eufemismo de inteligente) diminuir a velocidade do veículo para a metade que se desenvolvia na pista seca. Depois que o piso foi lavado, e prestando atenção em com 'cores' sobre a água, é seguro aumentar a velocidade, mas nunca na mesma marca que se desenvolvia com a pista seca, fazendo os movimentos do volante e frenagem progressivos. |
|
propagação da onda durante rolagem | (Clique para ver o vídeo) onda que se propaga pela banda por conta do amassamento do pneu durante a rolagem durante minha fala, omito que os pneus têm velocidade máxima de rolagem, imagine que um pneu é abandonado, de certa altura, com seu diâmetro perpendicular ao solo, haverá um amassamento e o posterior desamassamento, em função da elasticidade dele. isso vai gerar duas ondas que correrão o perímetro do pneu, em ambos os sentidos, e se neutralizarão no topo dele. No rolar o pneu sofre o mesmo fenômeno, ocorre que um dos lados está sendo puxado para baixo da rolagem e o outro empurrado, este fenômeno faz com que as ondas se encontrem mais á frente, no sentido do giro. Quanto mais rápido o giro mais a onda se aproxima da zona de contato com o solo formando a tendência do ponto de contato ultrapassar esta onda. Neste momento o pneu desintegra. Mais um motivo para não alterar as especificações de fábrica de um automóvel. |
|
propagação da onda durante rolagem | Dá para acreditar? |
|
variação de diâmetro e da tala do pneu de um Dragster | (Clique para ver o vídeo) Um aspecto quanto ao pneu como agente da transmissão veja neste vídeo, o pneu de um 'Dragster', 'Top fuel', é engendrado para ter a maior tala, largura, no arranque, momento que a aderência é crítica, e vai afinando e aumentando no diâmetro, por ação da força centrífuga, para aumentar a velocidade, por conta do aumento do perímetro e do avanço a cada giro. Ver pra crer. |
|
pneumáticos (como se faz) |
|
|
Suspensão | Introdução ao sistema de suspensão |
Ah, sim, esqueci de dizer, o exemplo do papel molhado, colisão inelástica, é mais amortecedor que mola. |
Sistema suspensão dependente |
|
|
Sistema suspensão independente |
|
|
suspensão é tudo igual? | vejam a diferença entre suspenção de eixo rígido e suspensão independente no rodar |
|
Sistema massa mola amortecedor |
|
|
Barra de torção |
|
|
Feixe de Molas | ||
amortecedor - Animação |
|
|
Filtragem | Introdução ao sistema de filtragem do motor | Introdução ao sistema de filtragem do motor |
Introdução ao sistema de filtragem do óleo do motor | Introdução ao sistema de filtragem do óleo do motor |
|
Sistema de filtragem do lubrificante do motor | Sistema de filtragem do lubrificante do motor |
|
Sistema de filtragem do lubrificante - filtro | Sistema de filtragem do lubrificante - filtro |
|
sistema de filtragem do óleo do motor | Esquema do sistema de filtragem do óleo do motor filtro de óleo do motor |
|
Sistema de filtragem do combustível do motor | lá pelas tantas eu falei, e repeti, que temos que montar o filtro de gasolina/ álcool posicionando a seta na direção do caudal quando deveria ter dito no sentido do caudal. |
|
sistema de filtragem do combustível | Filtro de Gasolina ou álcool elemento filtrante Filtro de combustível diesel Filtro de combustível diesel em corte Filtro de combustível diesel - bomba |
|
Sistema de filtragem do ar do motor | ||
sistema de filtragem do ar | elemento filtrante filtro veículo off-road tufão expurgo |
|
Arrefecimento | Funcionamento da Tampa do Radiador e Termostato | vídeo da movimento de abrir e fechar associados à mudança de temperatura |
Sistema de Arrefecimento do Motor de Combustão Interna | Arrefecimento do Motor Introdução
Bomba d'água Tampa do Radiador Mecanismo de funcionamento da tampa do radiador e do termostato em função da variação da temperatura Termostato Interruptor Interruptor de dupla velocidade |
|
Diesel | Youtube - Motor de quatro tempos à injeção de combustível – Ciclo Diesel | Youtube |
Motor de quatro tempos à injeção de combustível – Ciclo Diesel | ||
Motor de quatro tempos à injeção de combustível diesel | ||
Introdução ao motor de quatro tempos à injeção de combustível diesel | Introdução Discussão Como era quando o motor do caminhão descrevia o ciclo Diesel? |
|
Comparação do ciclo diesel com otto no motor de quatro tempos | ||
Turbocompressor | Turbocompressor | Ok! vocês venceram... Turbocompressor! Esta é a primeira aventura do Stefanelli com vídeos no Youtube. Deve estar cheio de erros, por exemplo, num deles, num ato falho, eu falo que o volume e a pressão aumentam :,( . Não tenho tempo para os refazer. Agradeceria a colaboração de vocês informando estes erros conceituais para eu os corrigir editando os vídeos, Ok! planeje-se, assistir todos os vídeos demandará mais de uma hora Turbocompressor 1º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 2º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 3º segmento
errata: aos sete segundos eu anuncio que vai variar o volume quando eu deveria ter dito que aumentaria a pressão a volume constante Turbocompressor 4º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 5º segmento https://youtu.be/_ errata: aos 1min 30s eu digo que a centelha do combustível quando deveria ter falado a centelha criada pela vela ioniza as moléculas adjacentes Turbocompressor 6º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 7º segmento
Turbocompressor 8º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 9º segmento https://youtu.be/ errata: aos 3 min eu falo que "o trabalho é o mesmo" mas deveria ter deixado claro que é a soma dos n trabalhos realizados no período Turbocompressor 10º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 11º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 12º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 13º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 14º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 15º segmento https://youtu.be/KzM_ Turbocompressor 16º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 17º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 18º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 19º segmento https://youtu.be/ Turbocompressor 20º segmento https://youtu.be/ |
Intercooler | introdução ao Intercooler
Intercooler |
|
Caramujo Top Fuel | Caramujo Turbinado de Arrancada |
|
top fuel | Estes super carros vão do IFSP ao Metrô Armênia em menos de quatre segundos. |