• Aspectos geométricos e topológicos do motor que produzem resultados no desempenho

    • geometria do comando das válvulas
    • flathead - esta é a geometria precursora do OHV

    • classificação dos motores de combustão interna
    • o motor de dois tempos que descreve o ciclo termodinâmico diesel é de uma elegância e simplicidade de tirar o fôlego:

      1. o ar atmosférico é previamente comprimido num recipiente intermediário
      2. quando, em sua descida, o pistão abre a janela de transferência, a diferença de pressão faz o chamada 'limpeza', expulsando os gases queimados pela válvula que acabou de abrir mecanicamente
      3. na subida do pistão a válvula de exaustão se fecha, quando o pistão fecha a janela de transferência, inicia a compressão isentrópica, elevando a temperatura do ar a centenas de graus centígrados
      4. no PMS o combustível é injetado, este combustível foi especificado para queimar à pressão e temperatura que estão no interior da câmera de combustão que geralmente está na cabeça do pistão, e começa a queima
      5. a energia transformada pela queima impele, à pressão constante, o pistão do PMS ao PMI, neste curso ele abre a janela de transferência
      espetacular! 

      Os motores que operam neste ciclo têm o dobro da potência dos que operam a quatro tempos e sem perda de combustível. Gol de placa! 

    • cilindrada
    • Cálculo da cilindrada (volume do motor)

      A chamada 'cilindrada' é o volume de mistura ar-combustível processada pelo motor a cada ciclo. Intuitivamente, entendemos que, desprezados outros fatores, quanto maior este número maior o trabalho entregue a cada ciclo. Este número é tão importante, quanto ao rendimento, que, geralmente, está associado ao modelo do automóvel, por exemplo, um veículo dito 'popular' é 'alguma coisa' mil ou 1.0, outro modelo é 1.8; 2.0 ... 4.1 ... 4.3 e por aí vai. Este número é o número de litros de mistura ar-combustível processado a cada ciclo. 

      O cálculo da cilindrada do motor é obtido em função do diâmetro (D) do pistão; curso do pistão (C) e do número de cilindros (n). 

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      É bem intuitivo entender o porquê, o trabalho que o motor realiza é a area da curva plotada no diagrama PV. Aumentando-se o V aumenta-se a area. 
    • Taxa de compressão

      Taxa de compressão (rv) é a razão entre o volume total do cilindro (V1), que é a soma da cilindrada unitária (Vu) com o volume da câmara de combustão (V2) sobre  o volume da câmara de combustão (V2). 

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      É o quanto a mistura ar-combustível será comprimida antes da ignição. A taxa de compressão varia em função do combustível, 
      • gasolina: dependendo da octanagem, entre 8:1 e 10,5:1 
      • etanol: entre 11,5:1 e 14,5:1
      • combustível diesel: entre 15:1 a até 18:1
      • ciclo diesel: entre 20:1 e 25:1 e até maior

    • Relação diâmetro do pistão x curso do pistão

      Imagine um quadrilátero com sua base igual ao diâmetro do pistão e sua altura igual ao curso do pistão. 
      quadriláteros de base menor, igual e amaior que a altura
      então, a diferença que as possibilidades da medida do diâmetro ser menor, igual pu maior que a medida do curso do pistão produzem grandes modificações no comportamento do motor, de fato, vamos admitir que os três 'cilindros' acima têm o mesmo volume, neste caso:

      • o 'cilindro' da esquerda compõe um motor classificado como subquadrado, a o diâmetro é menor que o curso do pistão. 
        Motores subquadrados têm mais torque, funcionamento suave e melhor aproveitamento da energia do combustível. Esta classe de motores é costumeiramente usada em veículos de carga e veículos de bom desempenho em baias rotações; 
      • o 'cilindro' da direita compõe um motor classificado como superquadrado, a o diâmetro é maior que o curso do pistão.
        Motores superquadrados são mais potentes, mais baixos, têm virabrequim mais leve e mais espaço para válvulas no cabeçote, esta configuração também permite que ele opere em maiores rotações, com menor desgaste dos componentes. Ele aproveita somente o impacto inicial da combustão e joga grande quantidade de energia térmica no meio-ambiente, tende a ser um 'chafariz' de combustível. Esta classe de motor equipa os supercarros;
      • o 'cilindro' do centro compõe um motor classificado como quadrado, o diâmetro é igual que o curso do pistão. Motores quadrados buscam o que tem de melhor nas outras topologias.