Realização e gravações de webaulas no Moodle Câmpus

Realização e gravações de webaulas no Moodle Câmpus

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 1

Olá!

Devido ao grande volume de mensagens que temos recebido referentes à realização e gravação de webconferências, seguem alguns informes:

  • Há dois plugins para webconferências instalados no Moodle Câmpus: o BigBlueButton ou BBB (vinculado ao servidor da RNP) e o Teams Meeting (vinculado ao servidor da Microsoft). 
  • Para o BBB temos elaborado o seguinte tutorial: Como realizar e gravar uma webconferência RNP por dentro do Moodle Câmpus?
  • Para o Teams Meeting, temos por ora o seguinte tutorial provisório: Como realizar uma webconferência Teams por dentro do Moodle Câmpus?
  • No tutorial sobre o BBB, há um item indicando como acionar a gravação da atividade por dentro da própria ferramenta da RNP e uma dica de um método alternativo para essa gravação, via uso do software OBS Studio.
  • Um tutorial sobre o uso do OBS Studio, elaborado já há algum tempo atrás, quando a gravação por dentro da ferramenta ainda não havia sido disponibilizada pela RNP, está também disponível: Gravação de aula/reunião desenvolvida via Conferência Web da RNP.
  • Devido à instabilidade com que a gravação RNP tem ocorrido, temos ultimamente orientado para a necessidade do uso desse método alternativo de gravação, haja vista que, por vezes, o link da gravação aparece somente após 24h/48h, por vezes nunca aparecendo mesmo. Abrimos chamado quanto ao problema junto à RNP, mas a resposta foi inconclusiva e sugestiva de repassar a questão para o suporte IFSP, ação que foi realizada, mas ainda sem resposta obtida.
  • Mesmo que a gravação realizada pelos servidores dessas empresas se normalize, com um ganho de estabilidade e confiabilidade, é importante ter a clareza de que os vídeos com as atividades gravadas serão em algum momento, mais cedo ou mais tarde, deletados, sendo, então, necessário que o professor salve-os em seu computador ou em alguma nuvem. Nesse sentido, é bom lembrar de que todos os servidores IFSP tem direito ao uso de até 1TB na nuvem onedrive da Microsoft (https://manuais.ifsp.edu.br/books/disponibilizando-arquivos-no-moodle/page/disponibilizando-arquivos-do-microsoft-onedrive).
  • Quanto à gravação via Teams, a equipe CED ainda não tem experiências realizadas, mas já nos foi igualmente apresentado relato de algumas ocorrências de instabilidades.
  • Há, claro, alternativas ao uso do software OBS Studio, com uma delas sendo, no caso de atividades BBB, a transmissão da webconferência para o YouTube e, por lá, copiar depois o link do vídeo gravado e adicioná-lo ao moodle. Este tutorial mostra como configurar a webconferência RNP para transmissão ao YouTube:  https://www.youtube.com/watch?v=W1gt1oV1NgU. Vale também conferir este outro tutorial sobre os primeiros passos das transmissões ao vivo pelo YouTube: https://support.google.com/youtube/answer/2474026. Importante observar que transmitir para o YouTube não significa que os estudantes precisarão acessar o YouTube. O canal YouTube estaria sendo apenas utilizado para gerar o vídeo com a gravação da atividade. 
  • Por fim, vale destacar algumas vantagens de se realizar as webaulas por dentro do moodle: não é preciso repassar link ou senha alguma ao estudante, pois se trata de ele participar de uma atividade interna ao espaço virtual da disciplina; somente poderá participar da atividade o usuário efetivamente inscrito no espaço virtual da disciplina; o professor tem a seu dispor relatórios das ações realizadas pelos estudantes no espaço da disciplina, podendo rastrear até mesmo o IP do computador utilizado para acesso ao ambiente.

Att,

Canato

Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526)

Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais e o fórum de dúvidas frequentes!

Em resposta à Osvaldo Canato Júnior

Re: Realização e gravações de webaulas no Moodle Câmpus

por Osvaldo Canato Júnior -

Boa noite!

Duas correções sobre o informe ontem emitido sobre a realização e gravação de webaulas no Moodle Câmpus:

1. A webaula realizada via Teams Meeting a partir de link criado dentro do moodle, pode ser acessada por usuários externos ao ambiente virtual, com o professor podendo autorizar ou não o acesso; para tentar o acesso, o usuário externo precisará, no entanto, ter conhecimento do link, ficando, de qualquer maneira, dificultada a entrada de pessoas não desejadas.

2. Por algum problema técnico, nosso ambiente não está registrando o ip utilizado pelo usuário em seu acesso ao site. Como a CED não conta com a presença de um técnico de TI interno à própria equipe e o suporte da DTI-SPO está limitado a apenas nos prestar orientações e sugestões quanto à gestão da máquina virtual, essa funcionalidade está momentaneamente suspensa no Moodle Câmpus.

Att,

Canato

Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526)

Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais e o fórum de dúvidas frequentes !