Sobre a inatividade do ambiente ocorrida na semana passada

Sobre a inatividade do ambiente ocorrida na semana passada

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá!

Quanto à inatividade do ambiente na semana passada, esclarecemos que se tratou de falha irrecuperável no sistema de arquivos da máquina virtual em que o Moodle Câmpus estava instalado, em especial em arquivos vinculados à base de dados, levando à necessidade de reconfigurar uma outra máquina virtual e nela restaurar os backups mais recentes da base de dados e dos arquivos presentes nos espaços virtuais das disciplinas.

Os backups são realizados diariamente, na virada de um dia para o outro, e armazenados externamente à máquina virtual. Com isso, foi possível restaurar com sucesso os backups realizados na madrugada do dia 17/11/2020, ficando as perdas de dados restritas às eventuais ações realizadas pelos usuários ao longo da madrugada e início da manhã desta mesma data.

A demora no retorno do ambiente à atividade se deu tanto pelo grande volume de dados a serem copiados desde a cópia externa para a nova máquina do Moodle Câmpus, como pelas tentativas de recuperar a máquina virtual anterior.

As fortes chuvas que ocorreram na madrugada do dia 17/11/2020 causaram oscilações na rede elétrica do Câmpus, que se configura como causa provável do problema ocorrido. Medidas estão sendo tomadas pela Direção do Câmpus para minimizar esse problema, porém não há como garantir que problemas como esse nunca voltem a ocorrer.

A DTI e DAD estão trabalhando para aquisição de um novo equipamento para permitir a ampliação do espaço de armazenagem e recuperação mais ágil do ambiente, com início de operação previsto para o final do primeiro semestre de 2021.

Até lá, no entanto, é de suma importância dar continuidade aos procedimentos de otimização do espaço em disco ocupado pelos espaços virtuais de disciplinas, tais como o arquivamento de espaços virtuais inativos e a manutenção em 10 MB para o limite de upload de arquivo.

Que tenhamos um bom semestre letivo!

Att,

Canato (CED-SPO) e Celmar (DTI-SPO)

Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526; OBS: atendimentos presencial e telefônico por ora suspensos)

Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais e o fórum de dúvidas frequentes !