Início do semestre com os discentes ingressantes

Início do semestre com os discentes ingressantes

por Osvaldo Canato Júnior -
Número de respostas: 0

Olá!

Como parte da programação de acolhimento aos ingressantes, a CED ofereceu nesta quarta-feira, 25/11/2020, dois momentos de plantões de dúvidas e, com as colocações ali feitas, somadas às diversas mensagens que temos recebido por email, em sua maior parte relatando dificuldade de acesso aos espaços virtuais das disciplinas, gostaríamos de propagar algumas sugestões:

1. Dificuldade: Após um primeiro acesso do aluno a determinado espaço virtual tudo fica mais simples, com um link para esse espaço virtual já lhe estando disponível em seu painel de usuário (página de entrada no ambiente uma vez feito o login). No entanto, em seu primeiro acesso, o estudante precisa encontrar o link da disciplina, seja usando a busca global (ícone de lupa presente no menu horizontal superior do site) ou via navegação pelas categorias de cursos (Cursos/Bacharelados/Engenharia Civil/Disciplinas). Ainda que a CED oriente o professor que na solicitação de espaço virtual siga um padrão para seu nome, isso nem sempre é seguido, além de que por vezes existem diferentes espaços virtuais para uma mesma disciplina. 

Sugestão: Repassar o link do espaço virtual para o aluno. O link da Sala dos Professores, por exemplo, é https://eadcampus.spo.ifsp.edu.br/course/view.php?id=12. Clicando nesse link, o usuário já navega diretamente para o espaço virtual em questão.

2. Dificuldade: Embora a flexibilidade que caracteriza o ambiente Moodle seja um de seus pontos fortes, permitindo ao professor moldar o espaço virtual da forma que julgue mais adequado, por vezes essa mesma flexibilidade pode lançar confusões aos novos usuários. Uma dessas confusões é quanto ao método de inscrição, com alguns professores preferindo inscrever seus estudantes pelo método manual, um a um, outros pelo método de autoinscrição sem vínculo com chave de inscrição e outros que entender ser melhor vincular a autoinscrição com uma chave de inscrição.

Sugestão:  Neste primeiro momento, de ambientação dos alunos ingressantes, utilizar o método de autoinscrição sem chave de inscrição. Afinal, caso alguns usuários de outros cursos/disciplinas tenham acessado a disciplina, o professo sempre pode excluí-los via página dos participantes. Caso a autoinscrição com chave já tenha sido iniciada e se  entenda que sua eliminação possa trazer confusão, a sugestão é reforçar a informação da existência dessa chave, certificando-se de que todos os alunos a recebam.

3. Dificuldade: Como agora o Moodle Câmpus está sendo utilizado massivamente, em cada categoria de cursos (Engenharia Civil, Técnico Integrado de Informática, etc) há dezenas ou mesmo mais que uma centena de espaços virtuais, dificultando a procura do estudante pelos espaços virtuais de suas disciplinas.

Sugestão: Reorganizar as categorias relativas a cada curso, inserindo sub-categorias semestrais ou anuais, tal como já se faz nos seguintes cursos:


Ocorre que as 3 reorganizações acima indicadas somente foram possíveis mediante parceria das respectivas coordenadoras, com a CED tendo criado o layout dos ícones semestrais e com as coordenadoras tendo ficado responsáveis pela movimentação de cada espaço virtual desde a categoria genérica do curso para as respectivas categorias semestrais.
Aos coordenadores que entenderem ser possível realizar essa parceria com a CED, solicitamos que nos envie email para que se combinem os procedimentos necessários.

4. Uma última sugestão: Seria importante que cada docente cheque se todos os alunos acessaram a disciplina na 1a semana e procure contatar aqueles ainda sem acesso.


Att,
Canato


Equipe CED (Coordenadoria de Educação a Distância)

(ced.spo@ifsp.edu.br, Sala 630, Bloco D, ramal 526; OBS: atendimentos presencial e telefônico por ora suspensos)

Professor, visite a Sala dos Professores e veja os tutoriais e o fórum de dúvidas frequentes !