Volume do prisma

Volume do prisma

por Tainara Dias Azevedo -
Número de respostas: 1

Oi professor, tudo bem? Fiquei com uma dúvida referente ao volume so prisma calculado pelo produto da aresta pela área da secção. Me lembro da sua explicação em sala e assisti o vídeo, mas acabei ficando com a mesma dúvida. 

Eu entendi todas as contas feitas em relação a altura e as substituições para chegar nessa fórmula. Meu grande problema está apenas na análise linear da Área da base e da Área da secção. 

Não entendo como essa análise linear é pensada, por que ela existe? Por que ela é feita dessa forma, como num gráfico? O que define que a Área da base será a “hipotenusa” do triângulo retângulo gerado, e a Área da secção será em cima do eixo das abcissas, por que não o contrário? E o eixo das ordenadas, o que ele determina nessa análise? A área é representada como uma espécie de função ou algum outro tipo de “objeto de estudo”? Quais critérios a gente usa pra analisar linearmente qualquer grandeza em geometria? Ou isso serve apenas para área? E mais, o ângulo θ formado nessa análise linear é o mesmo ângulo θ formado entre a aresta do prisma e a altura? 

Eu tentei encontrar algo do tipo na internet, mas as pesquisas são direcionadas à alguma análise linear feita em engenharia civil, nenhuma delas respondeu minhas perguntas. 

Muito obrigada,

Tai